#RealizaSonhoResponde 01 – Fugindo dos clichês

  • 0
entrevista-de-emprego

#RealizaSonhoResponde 01 – Fugindo dos clichês

Conforme prometido, hoje responderemos a primeira pergunta do #RealizaSonhoResponde.

Pergunta: “Estou enviando meu currículo para uma empresa e tenho que responder por que quero trabalhar nela. Como responder isso de forma bonita?”

Vamos lá … Responder uma pergunta como esta certamente não é fácil e ao respondermos o objetivo não deverá ser “dar uma resposta bonita para a empresa”, mas sim algo pessoal e autêntico. Sendo bem sincera com vocês, as empresas já estão cansadas de receber respostas clichês (frase repetitiva e sem originalidade) como nesse vídeo aqui. Desta forma, responder que quer trabalhar lá, pois “a empresa é conceituada e estabelecida no mercado”, ou “porque você quer se desenvolver profissionalmente e a empresa”, ou “por ser uma ótima oportunidade de mostrar todos os seus talentos e potencial”, continua sendo uma resposta clichê, pois vários candidatos dizem a mesmíssima coisa e no fundo você não está dizendo muita coisa e nem mesmo o que você pensa de verdade sobre a empresa ou a vaga em questão.

Como responder, então?

Pense no seguinte: alguma coisa atraiu você para aquela vaga ou empresa. Tá! Só não vale dizer que é a crise e você está desempregado. Algo, além disso, deve ter chamado a sua atenção. Alguma coisa na descrição da vaga ou do que você sabe sobre a empresa. Se você sabe pouco sobre a empresa, pare por um instante o que está fazendo e pesquise até achar algo que chame a sua atenção. Uma resposta boa e original dependerá disso.

Achou algo interessante na vaga e/ou na empresa que tem a ver com você, com seus valores, com a sua experiência ou sua expectativa? Ótimo! Use isso a seu favor na hora de responder. Por exemplo: A vaga é para trabalhar numa cidade que você deseja morar. Diga isso na resposta. Que além das atividades X, Y e Z da vaga que você gosta de fazer, você tem interesse em morar naquela cidade.

Você ficou um tempo trabalhando como autônomo e sente falta da rotina e dinâmica de trabalhar numa empresa? Diga isso na resposta. Diga que apesar de trabalhar como autônomo, você percebeu que se identifica mais com a rotina de trabalho de uma empresa e coloque suas razões para isso. Neste caso em questão, você ainda tranquilizará quem estiver te selecionando sobre a possibilidade de querer juntar um dinheiro para logo voltar a ser autônomo.

Perceberam a diferença? Crie a sua resposta da maneira mais pessoal, autêntica e adequada possível. Se você fizer isso, pode ter certeza que sua resposta vai soar diferente para quem lê, pois o mais comum é receber aquelas respostas lá de cima. Diferente delas, a sua resposta demonstrará o que você pensa verdadeiramente sobre a empresa e/ou vaga, que você refletiu um pouco para responder e não apenas “copiou e colou” o que todo mundo acha que tem que responder.

Ainda ficou com alguma dúvida sobre esse assunto? Coloque nos comentários para que eu possa te ajudar.

Crédito da Imagem: Freepik


Leave a Reply

Cadastre-se e receba dicas sobre carreira

Procure aqui